Ação ambiental em Curvelo prevê devolução voluntária de animais silvestres

Espécies, que serão recebidas nesta terça e quarta-feira (29 e 30/3), vão passar por atendimento veterinário e, se possível, reintegradas à natureza

Operação realizada nas próximas terça e quarta-feira (29 e 30/3), em Curvelo, região Central de Minas, prevê a devolução de tartarugas, papagaios, pássaros e outros animais silvestres, não legalizados e criados em domicílios, ao órgão ambiental. O objetivo é que possam ser reabilitados e devolvidos aos seus habitats naturais, sempre que possível, garantindo, assim, o bem-estar deles e o equilíbrio do meio ambiente.

A ação, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e coordenada pela Superintendência Regional Central Metropolitana (Supram) da Semad ocorrerá na Praça da Estação, no Centro de Curvelo, onde será estacionada uma van. Haverá a presença de um veterinário para examinar e recolher as espécies entregues.

Elas serão encaminhadas para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) de Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado. A expectativa é a de que, nos dois dias de ação, cerca de 40 animais sejam entregues voluntariamente pela sociedade.

Benefícios

“O cidadão que fará a entrega do animal não será autuado e, ainda, receberá um documento da Semad, comprovando a devolução voluntária, além de informações referentes ao local onde o bicho será reabilitado”, explica o diretor regional de fiscalização da Supram Central, Bruno Zuffo.

Ele enfatiza que criar animal silvestre (não legalizado) fora do seu habitat natural é crime, sob pena de multa e apreensão do bicho. “Se há uma denúncia, a pessoa com esse tipo de criação em casa pode ser autuada. Ao devolver voluntariamente aos órgãos responsáveis, não há punição”.

A operação está prevista no Plano Anual de Fiscalização Ambiental da Semad de 2022 e visa conscientizar a população sobre a importância da devolução das espécies silvestres ao seu habitat natural, tanto para o bem-estar do bicho quanto para o equilíbrio do meio ambiente.

Operação de entrega voluntária de animais silvestres

Data: 29 e 30/3 (terça e quarta-feira)

Local: Praça da Estação – Centro de Curvelo