Abertas inscrições para os Jogos Escolares de Minas Gerais

Municípios têm até dia 11 de março para garantir uma vaga no maior evento esportivo escolar do estado que será realizado em três etapas

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, entre outros objetivos

As cidades interessadas em garantir uma vaga no maior evento esportivo-social do Governo de Minas, os Jogos Escolares de Minas Gerais  (Jemg) de 2019, devem ficar atentas. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 11 de março.  Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que reúne as áreas da Assistência Social, Trabalho, Direitos Humanos e Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), o Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado. No ano passado, 701 municípios participaram das competições, executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).

O processo de inscrição é simples e rápido: basta o representante municipal acessar o site jogosescolares.esportes.mg.gov.br.  Estão disponíveis também para consulta o regulamento geral e os específicos de cada modalidade (clique aqui), além de um passo a passo para as inscrições das cidades e das escolas (clique aqui).

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de abril a junho, os jogos acontecem em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de oito semanas. Nela, estão incluídos basquetebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez.

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada nas seguintes regiões: Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, Central e no Norte de Minas. Esta etapa, que deve ser realizada também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual, que no ano passado foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, golbol, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos e contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, estimulando o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares. Além disso, indica o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.