5º Circuito Regional de Turismo Rural atrai muitos visitantes em Uberaba

Evento contou com feira de produtos da agricultura familiar

A 5ª edição do Circuito Regional de Turismo Rural, realizada no último domingo (16/4), na Fazenda Marília, localizada entre Uberaba e Conceição das Alagoas, atraiu um público numeroso. O circuito tem a proposta de promover o turismo do município, valorizando o patrimônio natural e histórico local, como fazendas centenárias. O evento contou com diversas atrações, dentre elas barracas com produtos típicos da agricultura familiar e um delicioso café da manhã.

A programação começou com um farto café da manhã. No decorrer do dia, ainda teve a chegada de ciclistas e da cavalgada, apresentação de Folia de Reis e da Orquestra Municipal de Uberaba, show com artistas regionais, feira da agricultura familiar, entre outras atividades. “A feira teve barracas com alimentos caseiros feitos por 13 produtores, além de artesanato. Tinha doces, pamonhas, derivados de carne suínas como torresmo e panceta, farinhas, cachaça e muitas outras delícias da roça, que podiam ser adquiridos pelos participantes”, conta a coordenadora regional de Bem-estar social, Regina Célia Marins.

Patrimônio natural

A 5ª edição do Circuito Regional de Turismo Rural é uma realização das prefeituras de Uberaba e de Conceição das Alagoas, da Emater-MG, do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, do Centro de Informações Turísticas, da Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (Citur), do Sindicato dos Produtores Rurais, entre outros parceiros.

A parceria entre os dois municípios foi firmada visando à promoção do turismo para valorizar o patrimônio natural e histórico das fazendas centenárias, preservando as tradições rurais, incentivando a agricultura familiar, a produção artesanal e o desenvolvimento sustentável. É objetivo também oportunizar o turismo de experiência e a criação de um circuito competitivo. “Como houve uma ótima aceitação do público, a proposta é realizarmos pelo menos mais duas edições do circuito esse ano para fortalecer o turismo rural na região”, comenta Regina.