Pronunciamento do Governador Romeu Zema na Medalha da Inconfidência

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Bom dia a todos.

Neste dia 21 de abril, data em que comemoramos o dia de Tiradentes, quero, como Governador, ressaltar a minha alegria e a honra de poder fazer parte desse momento histórico.

Estou muito feliz por poder fazer essa justa e merecida homenagem aos heróis mineiros do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil, da Polícia Militar e da Polícia Civil que doaram suas vidas para salvar outras. Parabéns, vocês são nosso orgulho.

Falando em heróis, foi por causa de outro herói mineiro que a data de hoje tornou-se feriado nacional. Nossas manifestações aqui ecoarão aos 4 cantos do país e não poderia ser diferente, Minas é o Brasil em sua representatividade cultural, gastronômica, política e histórica. A luta do povo Mineiro por democracia e liberdade está registrada em cada capítulo da história.

Dificuldade, Trabalho, Democracia, Liberdade e Superação. Essas palavras retratam esta cidade e sua história. Retratam também a trajetória do Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Patrono cívico do Brasil e das Polícias Militar e Civil.

Tiradentes foi morto porque defendia o que era correto e não concordava com os desmandos da monarquia, e como bom militar, sempre prezou pela retidão, guiado por seu amor à pátria e seu povo.

Sacrificou-se, perdeu a liberdade e morreu defendendo aquilo em que acreditava ser justo e que resultaria em direitos iguais para todos e não apenas para os poderosos. Sua batalha foi pela justiça e dignidade de um povo, nós brasileiros.

Nos dias atuais precisamos ter o cuidado para não esquecermos da história deste homem. Não podemos esquecer, é nossa responsabilidade defender os interesses da maioria e não os interesses particulares e individuais.

Nos dias atuais, estão faltando mais Tiradentes, está faltando mais Joaquim, mais José, mais Xavier.

Somos servidores públicos e temos o dever de defender os interesses de 21 milhões de mineiros e mineiras sem distinção. Olhem ao seu redor. Sugeri que esta solenidade tão importante para a nossa tradição e que não podemos deixar morrer, fosse feita da forma mais austera porque a atual competência do Estado de oferecer serviços básicos aos mineiros não permite que seja de outra forma.

Minha súplica para que a solenidade fosse feita de maneira econômica não foi para defender meus interesses pessoais, e sim os interesses de todos os mineiros que sofrem por falta de serviços básicos que o Estado deveria oferecer e não está fazendo por conta da escassez de recursos, como fornecimento de remédios básicos. Estamos fazendo esforço gigantesco para normalizar a situação. Os mineiros estão clamando por socorro, por respeito, por responsabilidade e por zelo com o dinheiro público e nós não podemos fingir que não estamos escutando.

Temos de olhar pra frente, buscar novas práticas, agir diferente, ser eficiente.

Não há outro caminho, só há uma direção, a da ação. Precisamos reconstruir esse Estado fazendo um pacto em prol dessa salvação com muito diálogo e união. Não adianta tentarmos outra receita, não adianta tentar um atalho, o caminho é longo e só há esta solução: união e ação.

Não é fácil, Tiradentes é prova do quanto é difícil. Ele foi condenado e morto aos 45 anos por tentar vencer um sistema perverso. Agora, os tempos são outros e a história já nos ensinou bastante para discernirmos o que é certo do errado. Não podemos errar mais.

Meus amigos e amigas, hoje é o dia em que Minas mais do que nunca deve ecoar para o Brasil sua força, o seu poder, a sua capacidade de fazer, refazer, corrigir e recomeçar. Hoje é o dia da Democracia e da Liberdade, e neste momento, clamo aos senhores que façamos um pacto para verdadeiramente libertarmos Minas. Clamo aos poderes que estão aqui: Legislativo, Judiciário, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública por um pacto para que coloquemos o cidadão mineiro no foco das ações.

Um pacto para que a gente saia da escravidão do transporte público de má qualidade;

Um pacto para que a gente se liberte do serviço de saúde deficitário;

Proponho um pacto para que a gente quebre as algemas do atraso e tenhamos uma rede de ensino de excelência para que nossos jovens tenham um aprendizado eficaz;

Clamo a todos os poderes que façamos uma força tarefa contra a corrupção;

Clamo a todos os poderes apoio para trazermos investimentos, empregos e renda para o nosso estado para resgatarmos a dignidade de cada mineiro e mineira;

Proponho que façamos um pacto por nossa recuperação financeira. Um Estado sem dinheiro está condenado a ficar inoperante e em um buraco profundo.

Vamos deixar o passado para trás e fazer um futuro novo, melhor e que orgulhe a todos nós sem cor nem bandeira partidária.

Proponho que a gente faça valer o clamor da nossa bandeira, “LIBERDADE MESMO QUE TARDIA”.

Vamos nos libertar, vamos ser democraticamente iguais na saúde, educação, segurança e emprego.

Trago para os senhores o grito de socorro e de libertação de todos os mineiros, para que amanhã a gente tenha uma Minas Gerais diferente e um Estado eficiente.

Vamos dar as mãos e seguir na mesma direção: a da união e da ação.

Hoje é domingo de Páscoa, dia da ressureição de Jesus, que também se sacrificou pelo seu povo e pelos oprimidos.

Senhoras e senhores, clamo a todos que juntos façamos uma força tarefa pela salvação do nosso estado, para que em poucos anos Minas renasça com emprego, renda e serviços públicos que nos deixem contentes e satisfeitos e que cada um de nós possa gritar aos 4 cantos do mundo “EU AJUDEI O PRÓXIMO, EU AJUDEI MINAS GERAIS”.

Viva minas!

Viva Ouro Preto!

Viva Tiradentes!

Viva o povo mineiro!

Muito obrigado!