Pronunciamento do governador Romeu Zema em solenidade que marcou a sanção do projeto de lei com medidas mais rígidas para barragens

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

"Gostaria de parabenizar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais que em exatos 30 dias conseguiu aprovar essa lei tão importante para o nosso estado. Isso demonstra que os parlamentares trabalharam com agilidade, de forma contundente, e hoje, dia 25, exatos 30 dias da tragédia, nós temos condição de aprovarmos essa lei, que vale lembrar contou muito com a colaboração do Ministério Público, da Secretaria de Meio Ambiente, do Tribunal de Justiça e também da sociedade civil organizada. É uma lei que atende anseios da sociedade e vai ser integralmente sancionada por mim.

Fico muito feliz de ver que estamos dando exemplo para o Brasil, porque somos o primeiro estado de todos os entes da federação a sancionar uma lei nesses moldes. Em três anos, como foi dito aqui, nenhuma barragem construída a montante existirá mais em Minas Gerais, e tenho absoluta certeza que nenhum sucessor meu vai enfrentar uma tragédia como a que ocorreu um mês atrás. Essa, com toda certeza, será a última.

Sou muito grato a todos aqueles que se envolveram na questão porque, a partir de agora, posso dizer que colocamos um ponto final nesse tipo de fato que realmente não pode mais acontecer. Que Brumadinho seja a última.

Fico satisfeito que entregarei ao meu sucessor um estado livre de qualquer risco de barragens construídas a montante. É algo que vai fazer parte da história. Não vai ser mais algo do nosso cotidiano. Meu muito obrigado a todos. Fico lisonjeado de ser o governador que participa desse momento de ruptura aqui no Estado de Minas. Estamos fazendo uma diferença gigantesca e sou muito grato aos deputados que não mediram esforços para que pudéssemos fazer isso num prazo tão curto”.