Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante solenidade de formatura de novos tenentes da Polícia Militar

  • ícone de compartilhamento
download do áudio

Essa noite é de celebração. Nós estamos celebrando aqui, em primeiro lugar, a incorporação ao corpo de oficiais da Polícia Militar de mais 108 tenentes que se habilitaram no CHO. Tenentes que vem qualificados, não só pelo curso que fizeram, mas também pela sua experiência já de tropa. Aqui, são companheiros e companheiras da Polícia Militar que têm, no mínimo, 15 anos de serviço à comunidade mineira, envergando a gloriosa farda da Polícia Militar e que, agora, chegam, de forma muito justa e muito brilhante, ao cargo de oficial na qualidade de tenentes.

Me orgulha e me honra muito estar aqui hoje celebrando esta incorporação, mas também contabilizando que, com essa turma que hoje se forma, nós colocamos no quadro de oficiais da PM mais de 300 tenentes formados pelo CHO. Eu tenho extremo carinho com essas formaturas porque são oficiais que vem do seio da tropa, de todas as regiões de Minas Gerais, e representam melhor do que ninguém a nossa comunidade, conhecem bem o nosso estado, são dignos representantes do nosso estado e agora mais dignos ainda porque envergando a gloriosa farda da Polícia Militar de Minas Gerais.

Mas estamos celebrando também o nosso sempre renovado compromisso com a segurança pública dos mineiros e das mineiras. O esforço que o governo tem feito, e aqui todos são testemunhas, não de prestigiar com palavras a Polícia Militar, mas reforçá-la com equipamentos, com a renovação da frota, com a incorporação de mais 2.700 soldados que fizemos ao longo dessa gestão na tropa da Polícia Militar e com o atendimento daquilo que é mais precioso para a Polícia Militar, que são condições operacionais de atuação. Nós estamos, assim, permanentemente reforçando o compromisso do governo com a segurança pública e a nossa confiança integral na Polícia Militar de Minas Gerais, que ao longo da sua gloriosa história tem cumprido brilhantemente esse papel.

E estamos por último celebrando, aqui, a memória de um herói, o cabo Marques, que foi vítima de um assassinato covarde no interior do estado nessa semana e que será, agora no domingo, agraciado postumamente com a Medalha de Minas -  eu fiz questão de incluir o cabo Marques nesse agraciamento -  que será entregue nesse próximo domingo na cidade de Mariana. A medalha coroa aquele exemplo de um profissional da Polícia Militar que deu a sua vida cumprindo a sua missão, e nós devemos todos honrar a memória e o exemplo do cabo Marques. Por isso, esta noite é também a celebração da memória desse nosso herói.

Por fim, então, digo que a alegria que tenho aqui hoje de vê-los formados me faz também renovar esse compromisso e celebrar a memória desse herói. É com essas palavras que quero renovar mais uma vez o nosso integral apoio à atividade da Polícia Militar de Minas Gerais e agradecer a cada um dos policiais militares desse estado pelo papel que tem cumprido. Por isso, o nosso Estado, com toda certeza, pode hoje se orgulhar de ter índices de criminalidade mais baixos do que tinha no passado e muito melhores do que a maioria dos Estados do Brasil. Porque temos uma polícia presente, atuante, comprometida e, agora, mais ainda reforçada com os novos tenentes que chegam no quadro de oficiais da PM. Meus parabéns e que Deus nos proteja sempre nessa gloriosa missão.

Muito obrigado!