Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante posse do Comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Claudio Roberto de Souza

download do áudio

Boa tarde a todos e a todas!

Antes de mais nada, quero dar uma palavra de agradecimento em nome do povo do nosso estado a toda corporação do Bombeiro Militar pelos históricos e excelentes serviços que têm prestado ao longo da sua existência, da sua trajetória, ao nosso estado, ao nosso povo, à nossa gente. Com certeza, é a corporação mais reconhecida e mais simpática à nossa população, e faz por merecer essa fama. Nós temos, todos nós mineiros e mineiras, muito orgulho da corporação do Bombeiro Militar, que o senhor, coronel Claudio, passa agora a dirigir.

A segunda palavra é a renovação do nosso compromisso com a segurança pública - e aqui se trata de uma das mais nobres funções da segurança pública, que é a do Bombeiro Militar. Como diz a canção do Bombeiro, arriscando a própria vida o soldado destemido enfrenta as chamas para salvar o próximo. Em qualquer situação de emergência, está sempre presente, salvando vidas, patrimônio, defendendo aquilo que é mais caro ao cidadão e à cidadã. O compromisso do nosso governo desde o primeiro dia - e eu quero renova-lo aqui - é de fortalecer a corporação. É de dar a essa corporação condições de continuar prestando esse serviços. Não é por outro motivo que nós temos hoje 500 novos soldados em formação na Academia do Bombeiro Militar, diga-se de passagem, a nova academia que nós inauguramos no nosso mandato, e entregamos. Já entregamos, desde 2015 até aqui, mais de 200 novas viaturas para o Bombeiro Militar, inauguramos novos pelotões em Caratinga, Leopoldina, em várias cidades, pelo menos quatro ou cinco cidades, promovemos pelotões à Companhia, criamos Companhias independentes e continuamos planejando, junto com o comando dessa corporação, novas iniciativas, como é o caso dos postos avançados de  Bombeiro Militar para cobrir todo o território do nosso Estado.

Ainda que com grandes  dificuldades financeiras e orçamentárias que o Estado tem atravessado, e isso não é segredo para ninguém, continuamos priorizando e dando todo o apoio à área de segurança, e, em especial, aquela que é coberta pela atuação sempre eficiente do Bombeiro Militar de Minas Gerais. Então, a presença do governador aqui é para renovar esse apoio, renovar esse compromisso e renovar o nosso agradecimento aos Bombeiros Militares do nosso estado.

Que Deus ilumine e proteja cada um dos senhores e senhoras na nobre tarefa que escolheram como carreira.

Boa sorte coronel Claudio. Conte com o governo para te ajudar nessa tarefa.