Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante evento comemorativo pelos dez anos da primeira extração do azeite extravirgem em Minas Gerais

download do áudio

“Nós estamos celebrando aqui algo muito importante, que é a determinação de trabalho dos agricultores e produtores agrícolas de Minas Gerais. Nós estamos comemorando dez anos da primeira extração de azeite de oliva em Minas Gerais. Isso não é pouca coisa. Para um estado que não tinha a oliveira como uma das suas culturas básicas, em dez anos demos um salto extraordinário, pois nós estamos produzindo azeite da melhor qualidade. E agora, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IMA, Epamig, nós vamos fazer a certificação do azeite, carimbando nosso azeite como extravirgem, com especificações que vão além até daquelas que estão determinadas pelo Ministério da Agricultura. O instrumento da certificação, que nos já testamos com o café, com os queijos e com a cachaça, é um instrumento poderosíssimo para abrir mercado, para garantir mercado para os nossos produtores agrícolas. Então, nós estamos celebrando aqui a determinação e o trabalho dos agricultores mineiros.

A outra coisa que a gente está celebrando aqui hoje é esse encontro, o encontro do Governo com os que produzem, com os que trabalham. Estão aqui os prefeitos, as prefeitas, eu fiz questão de vir. Para o governador de Estado, vocês sabem a dificuldade que é a nossa agenda. Hoje, inclusive, tinha um encontro grande de prefeitos em Belo Horizonte, mas eu já tinha agendado e seria a terceira vez que eu iria desmarcar a agenda e não seria possível fazer isso, de novo, com Maria da Fé e com a Epamig. Fiquei aguardando o tempo abrir, em Belo Horizonte estava um tempo muito fechado, depois finalmente abriu.

Eu faço questão, porque eu acho muito importante que a gente mostre para o Brasil inteiro que, apesar da crise e das dificuldades, em Minas Gerais as coisas estão funcionando. Podem não estar funcionando 1.000%, do jeito que a gente gostaria. Mas estão funcionando. Se a gente leva em conta os outros estados da federação, e eu digo isso com tristeza porque temos carinho com nossos irmãos, mas os outros estados estão com uma situação muito pior que a nossa. Minas está funcionando, os serviços públicos estão trabalhando, as escolas estão abertas, os postos de saúde, a polícia está nas ruas para cumprir sua função.

E porque eu digo isso? Porque é importante a gente resgatar esse sentimento da confiança no trabalho, da serenidade para enfrentar as dificuldades, a paciência e a esperança, acima de tudo. Nós precisamos resgatar isso e não tem como resgatar a esperança sem um bom exemplo. E o nosso exemplo está aqui, singelamente, nessa fazenda quase centenária da Epamig, mostrando que com trabalho, determinação, fé em Deus, a gente vence qualquer dificuldade.