Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante entrega de viaturas à Polícia Civil

download do áudio

A primeira palavra que eu quero dizer aqui hoje é de incentivo, de estímulo à nossa querida Policia Civil. Nós estamos nos esforçando para dar à PC as condições necessárias de trabalho, de eficiência naquilo que é sua missão institucional. E os resultados já começaram a aparecer. Basta ver os índices de criminalidade que estão caindo no estado inteiro. E isso, em uma circunstância em que, na maioria do Brasil, estamos vendo é o contrário. Em Minas Gerais estamos assistindo a uma queda significativa nos índices de criminalidade e isso, evidentemente, tem a ver com o trabalho das nossas forças de segurança. E destaco a Polícia Civil, já que sem concurso da Polícia Civil isso também não seria possível. O estímulo e o incentivo necessário para que vocês continuem apresentando esse bom resultado, que a população de Minas, com certeza, reconhece.

Então, as viaturas que estamos entregando aqui serão úteis para a perícia técnica, para os legistas que fazem aquele trabalho extremamente necessário de investigação para que a gente possa concluir... às vezes as pessoas não entendem isso. A Polícia Civil é fundamental para aquilo que começou, muitas vezes, em um evento que tenha a presença da Polícia Militar, mas que só se conclui se a Polícia Civil cumprir bem o seu papel. E é isso que nós estamos mostrando em Minas Gerais com a queda dos índices de criminalidade.

E a segunda palavra, também muito breve, é uma palavra de agradecimento. Agradecer a todos os profissionais da Polícia Civil do nosso estado pelo seu empenho, dedicação, pelo sacrifício que fazem e nós sabemos que muitos se sacrificaram e tombaram no cumprimento do dever e nós todos, cidadãos mineiros e mineiras, somos reconhecidos a esse esforço. Então, essa é uma palavra de agradecimento.

O trabalho da Polícia Civil, querido João Octacílio, não é tão vistoso, não aparece tanto quanto o da Polícia Militar, a nossa gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais, que é uma corporação que trabalha fardada, uniformizada e tem uma presença mais visível para a população. A Polícia Civil, pela sua própria atribuição institucional, trabalha de forma diferente, o trabalho é menos vistoso que o da Polícia Militar, mas é tão importante, ou até mais, que o da polícia preventiva. Isso porque, se você não faz os inquéritos bem feitos, como têm sido feitos em Minas Gerais, com qualidade técnica adequada, com o trabalho pericial e do legista, quando é exigido, adequados, nós não concluímos a investigação, e não fornecemos ao Poder Judiciário as condições para que ele cumpra o seu papel.

Então, na verdade, muitas vezes a população não vê, ou não entende, às vezes a imprensa também não destaca de forma adequada, isso que é fundamental para que a sociedade tenha segurança: o trabalho bem feito da polícia judiciária. E é isso que nós queremos em Minas Gerais, e é por isso o nosso esforço de estar sempre valorizando as carreiras da Polícia Civil.

O delegado João Octacílio anunciou aqui que nós estamos fazendo esse investimento no Centro de Treinamento, e eu queria, em primeira mão, dizer que estamos fazendo uma outra coisa. Se tudo correr bem, esta semana nós vamos publicar um decreto que regulamenta um dos artigos da Lei Orgânica da Polícia Civil, que nunca tinha sido regulamentado, e que cria a possibilidade de nós fazermos promoções por merecimento em todas as cinco carreiras da corporação. Então, além das promoções normais, que agora vão voltar a serem feitas, porque houve uma paralisação em função da Lei de Responsabilidade Fiscal, nós agora conseguimos uma janela. Vamos dar andamento nas normais, mas vamos fazer um reforço com as promoções por merecimento.

O delegado João Octacílio já fez a minuta do decreto, eu já tomei providências e, se Deus quiser, até o final da semana a gente publica, e é mais uma forma de reconhecer o mérito da nossa Polícia Civil. Então, em nome do povo de Minas Gerais, muito obrigado a vocês. Parabéns pelo trabalho. Vamos continuar oferecendo a Minas Gerais, aos mineiros e às mineiras, segurança, confiança para que possam desempenhar suas funções, segurança para nossa população. É isso que a gente tem se esforçado para fazer e, com toda certeza, vamos continuar fazendo. Que Deus os proteja sempre na função de vocês.

Muito obrigado.