Palavra do embaixador da África do Sul, Ntshikiwane Joseph Mashimbye, durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência

Excelentíssimo Senhor Governador Fernando Pimentel

Governadores de outros estados

Prefeitos aqui presentes

Senadores e Deputados

Distintos membros do governo Governo de Minas Gerais

Ilustres convidados

Senhoras e senhores

Permitam-me aproveitar esta oportunidade para agradecer ao governador e ao povo de Minas Gerais pelo convite que me foi feito para representar meu país e o povo da África do Sul nesta ocasião auspiciosa.

É uma grande honra representar a África do Sul aqui hoje para marcar a comemoração da vida e dos tempos de Joaquim José da Silva Xavier, carinhosamente conhecido como Tiradentes.

Tiradentes, durante sua vida, tornou-se o pioneiro do que hoje é conhecido como a República Federativa do Brasil. Agora, em sua morte, ele é a inspiração para a liberdade, justiça, igualdade e dignidade humana.

Estamos, portanto, emocionados com a decisão do Estado de Minas Gerais de conceder a Medalha de Inconfidência de 2017 a Nelson Mandela.

Disseram-me que esta é a segunda maior honra que o país pode conceder a um estrangeiro que inspirou e contribuiu para a humanidade.

Este Prêmio simboliza liberdade, igualdade e justiça. Estes foram de fato os valores que Nelson Mandela apoiou, visto que o Sr. Mandela foi e permanece sendo a encarnação do poder do amor e esperança. Ele acreditava no poder do perdão. Ele tinha fé e confiança na capacidade de seu povo de realizar o sonho de uma África do Sul livre, unida e próspera.

Ele foi um fervoroso crente dos princípios nobres de equidade, justiça, coesão e inclusividade na governança. Nelson Mandela era um excepcional líder transformador e visionário, dotado de qualidades únicas e admiráveis e que mantinha seus valores fortes.

Sua visão de liberdade para todos sem distinção continua ressoando verdadeira. Ele visualizou uma África do Sul na qual todos os seus cidadãos desfrutariam de direitos iguais - uma África do Sul que é não-racial e não sexista, pertence a todos os que nela vivem.

Em 1964, quando ele e seus companheiros no Julgamento a Revolta o Processo de Traição de Rivonia enfrentaram ameaça de morte por enforcamento, Nelson Mandela fez a famosa declaração do cais:

Lutei contra a dominação dos brancos e lutei contra a dominação negra, valorizei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivam em harmonia e com igualdade de oportunidades. Espero viver por este ideal e alcançá-lo. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”.

Quando saiu da prisão depois de 27 anos, ele permaneceu fiel às suas palavras.

Dada a virulência da opressão racista e da exploração em nosso país, e o tempo que nosso povo teve que suportar essa injustiça, teria sido compreensível que ele permitisse que a maioria oprimida se vingasse de seus opressores, mas em vez disso, quando se tornou presidente do país ele se concentrou na construção da nação para desenvolver uma África do Sul na qual todos tinham um lugar ao sol. Não só uma guerra racial foi evitada, mas o fundamento foi estabelecido para a reconciliação nacional e um futuro cheio de esperança.

Na verdade, como disse o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, por ocasião da passagem de Madiba: "A história recordará Nelson Mandela como um defensor da dignidade humana e da liberdade, da paz e da reconciliação. Lembraremos dele como um homem de graça e compaixão incomum, para quem abandonar a amargura e abraçar adversários não era apenas uma estratégia política, mas um modo de vida ".

Assim nós devemos também proceder. A ocasião de hoje nos dá a oportunidade de lembrar a nós mesmos que todos nós temos dentro de nós a possibilidade de viver de acordo com seu legado.

Concluindo, permitam-me mais uma vez agradecer ao Governador Pimentel e ao Estado de Minas Gerais por este gesto nobre. Em nome do meu Governo, da família Mandela e do povo da África do Sul, aceitamos esta medalha com honra e humildade.

Muito obrigado.