Ver calendário

Programação para 23 de julho

Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto reúnem vencedores do VII Concurso Jovens Solistas

  • ícone de compartilhamento

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza o concerto de premiação do VII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Nesta edição, foram sete selecionados nas categorias “Instrumento e Canto” e, pelo segundo ano consecutivo, um jovem regente. Nesta edição, os contemplados irão se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob regência de Roberto Tibiriçá, em edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto. No repertório, composições de diferentes períodos do repertório sinfônico-coral. O evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

Na terça-feira (23/7), durante a série Sinfônica ao Meio-Dia, alguns dos vencedores interpretarão trechos das peças que integram o repertório do concerto. Estarão no palco do Grande Teatro o saxofonista Paulo Eduardo Souza de Almeida, o flautista Alef Caetano, a soprano Annanda Samare e o regente Weberson Almeida. Já a versão integral da apresentação, com participação de todos os vencedores, será na quarta-feira (24/7), na série Sinfônica em Concerto.

Vencedores

Os vencedores da modalidade Instrumento são o saxofonista Paulo Eduardo Souza de Almeida, que será o solista em “Concerto para Saxofone e Orquestra Ibira Guira Recê”, de Edmundo Villani Cortez; o violoncelista Rafael Gaspar, que vai interpretar “Concerto para violoncelo e Orquestra em ré menor”, de Edouard Lalo; e o flautista Alef Caetano, interpretando “Partita para flauta solo em lá menor”, de Bach.

Na modalidade Canto, os vencedores são a soprano Annanda Samare, que irá interpretar “Strano, Strano”, ária da ópera La Traviata, de Verdi; a mezzosoprano Bárbara Brasil, interpretando “Ombra Mai Fu”, da ópera Xerxes, de Händel; e Raíssa Amaral, que vai interpretar a ária “Donde lieta usci” de La Bohème, de Puccini.

Já o vencedor da modalidade Jovem Regente é o belo-horizontino Weberson Almeida, que irá conduzir a OSMG durante a execução de Abertura “Fantasia Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky.

Concurso Jovens Solistas

O VII Concurso para Jovens Solistas da OSMG busca prestigiar o talento do jovem estudante de música erudita brasileiro, além de oferecer a oportunidade para os selecionados se apresentarem ao lado de corpos artísticos profissionais, revelando seu talento para o público, crítica especializada e para o mercado de trabalho.

Promovido pela FCS desde 2010, o concurso é uma iniciativa que busca ampliar as oportunidades no mercado de trabalho da música erudita para os que estão em início de carreira. Como prêmio maior, além de visibilidade, os cantores e músicos podem desfrutar do ambiente típico de um grande concerto, ao lado dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, interpretando composições do repertório erudito mundial.

Serviço:

Sinfônica ao Meio-Dia

Data: 23/7

Horário: 12h

Entrada gratuita

Informações para o público: (31) 3236-7400