Ver calendário

Programação para 18 de novembro

Projeto #vempassarinhar chega ao Parque Estadual do Itacolomi

  • ícone de compartilhamento

Próxima parada do #vempassarinhar
Inscreva-se e prepare sua câmera!

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Itacolomi
sábado, 18 de novembro, às 7h - Ouro Preto/MG

Informações e inscrições pelo e-mail vempassarinharmg@gmail.com e pelo www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg

 

***

Com o objetivo de fomentar a visitação nos Parques Naturais de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis e as empresas  DestinosMG e  Maritaca Expeditions, realiza o projeto #vempassarinharMG.

A passarinhada, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

Participam o gestor e presidente do Circuitos Turistico Villas e Fazendas, representantes locais do turismo, gestores públicos da Secretaria de Estado de Turismo, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e representantes da imprensa.

#vempassarinharMG

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies. Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes.

Em Minas Gerais não poderia ser diferente: diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

Venha conhecer melhor a atividade e se encantar com nossas paisagens e passarinhos.