Ver calendário

Programação para 13 de junho

Inscrições abertas no IMA para Capacitação no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos

  • ícone de compartilhamento

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está com inscrições abertas até 20 de junho de 2018 (quarta-feira) para o curso de Capacitação sobre o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). Poderão participar médicos veterinários com atuação no mercado mas sem vínculo com a administração pública e que estejam registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

A capacitação irá habilitar esses profissionais para a coleta e envio de amostras de material para testes de diagnóstico de mormo, doença que pode acometer equídeos (cavalos, jumentos, burros e mulas). O resultado negativo para mormo é pré-requisito para o trânsito de equídeos dentro e para fora do estado.

A doença

O Mormo é uma doença causada pela bactéria Burkholderia mallei, cuja infecção ocorre, em boa parte, pela via digestiva, por ingestão de alimentos e água disponibilizados em cochos coletivos, contaminados com secreções de animais doentes. Como não há tratamento, cura e nem vacina para os animais, os mesmos deverão ser sacrificados quando infectados.

O homem pode adquirir a doença ao entrar em contato com as secreções eliminadas pelos animais doentes. Nesse caso, deverá ser encaminhado imediatamente ao médico pois, para o ser humano, existe tratamento no início da doença.

Inscrições e mais informações em www.ima.mg.gov.br.