Ver calendário

Programação para 17 de novembro

Formatura de jovens da periferia de Passos em cursos oferecidos pelo Programa Juventudes

Após três meses de aulas, 47 jovens do bairro Novo Horizonte, de Passos, no Território Sudoeste, recebem, nesta sexta-feira (17/11), a certificação de conclusão dos cursos de Organização de Eventos, Confeitaria e Mecânico de Motocicleta. Iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), os cursos foram oferecidos pelo Programa Juventudes.

Com carga horária entre 160 e 248 horas, os cursos foram ofertados no turno da noite, de acordo com a demanda dos jovens no ato da inscrição. Muitos dos participantes do projeto foram encaminhados pela Rede de Proteção (profissionais dos serviços locais de assistência social, educação, saúde, dentre outros).

O Programa Juventudes tem o objetivo de contribuir para a emancipação, a autonomia e a inclusão social e produtiva de jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade e risco social em municípios do Estado de Minas Gerais. Para a realização do Programa, a Sedese conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a articulação com as prefeituras e lideranças locais.

Em 2017, o Programa destinou 1.220 vagas para capacitação, distribuídas nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Passos. Em 2018, o Programa será estendido a mais 10 cidades mineiras (Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Teófilo Otoni, São João del-Rei e Uberlândia), com previsão de oferta de cursos de qualificação e minicursos de orientação profissional para cerca de 8 mil jovens, e contará com o apoio e supervisão direta de 11 das 21 Diretorias Regionais da Sedese.

Serviço:

Formatura de Jovens Cursos de Formação Inicial e Continuada – Projeto Trampos
Data:
17 de novembro de 2017 (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: Superintendência Regional de Ensino – Rua Olegário Maciel, nº 479 – Centro – Passos (MG)