Ver calendário

Programação para 16 de novembro

Defensoria Pública promove ações sociais em parceria com Arquidiocese de BH no Dia Mundial dos Pobres

  • ícone de compartilhamento

Um conjunto de serviços será oferecido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), nesta quinta-feira (16/11), em alusão ao 1º Dia Mundial dos Pobres (19 de novembro), em Belo Horizonte. O evento é resultado de parceria firmada com a Arquidiocese de Belo Horizonte em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.

No dia, a DPMG realiza mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania, de 8h às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, n.º 1377, Centro, na capital). 

A ação se soma à já concluída campanha solidária para pessoas em situação de rua, com doação de roupas. As doações foram recebidas, até 10 de novembro (sexta-feira), na sede da DPMG e também na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes, na capital.

Dia Mundial dos Pobres

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e será celebrada pela primeira vez neste ano, em 19 de novembro. Por meio de mensagem publicada no dia 13 de junho, o Papa Francisco rogou que “as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais um sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados”.

Defensoria

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Serviço:

Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais
Data: 16 de novembro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, n.º 1377, Centro - Belo Horizonte/MG)