Ver calendário

Programação para 16 de novembro

Defensoria Pública promove ações sociais em parceria com Arquidiocese de BH no Dia Mundial dos Pobres

Um conjunto de serviços será oferecido pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG), nesta quinta-feira (16/11), em alusão ao 1º Dia Mundial dos Pobres (19 de novembro), em Belo Horizonte. O evento é resultado de parceria firmada com a Arquidiocese de Belo Horizonte em favor dos necessitados e do aprimoramento do atendimento ao cidadão hipossuficiente.

No dia, a DPMG realiza mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais voltadas ao acesso à cidadania, de 8h às 14h, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, n.º 1377, Centro, na capital).

A ação se soma à já concluída campanha solidária para pessoas em situação de rua, com doação de roupas. As doações foram recebidas, até 10 de novembro (sexta-feira), na sede da DPMG e também na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes, na capital.

Dia Mundial dos Pobres

A data foi instituída pelo líder da Igreja Católica e será celebrada pela primeira vez neste ano, em 19 de novembro. Por meio de mensagem publicada no dia 13 de junho, o Papa Francisco rogou que “as comunidades cristãs se tornem, em todo o mundo, cada vez mais um sinal concreto da caridade de Cristo pelos últimos e os mais carenciados”.

Defensoria

A iniciativa corresponde à missão da Defensoria Pública em promover os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Consagrada como um dos pilares do Estado Democrático de Direito brasileiro pela Constituição Federal de 1988, a Defensoria Pública é importante ator político na elaboração de ações estratégicas para a democratização do acesso ao sistema de justiça. São seus papéis a redução das desigualdades sociais e a defesa de direitos e garantias individuais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Serviço:

Mutirão de orientação jurídica e ações psicossociais
Data: 16 de novembro de 2017 (quinta-feira)
Horário: 8h às 14h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, n.º 1377, Centro - Belo Horizonte/MG)