Ver calendário

Programação para 20 de agosto

Centro de Arte Popular – Cemig realiza a exposição Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica

  • ícone de compartilhamento

O Centro de Arte Popular – Cemig recebe, até o dia 24 de setembro de 2017 (domingo), a mostra Crônicas de Noemisa – 50 anos de cerâmica, uma homenagem a esta artista singular do Vale do Jequitinhonha, que dedicou toda sua vida ao ofício da cerâmica, nunca arredando o pé do seu cantinho em Ribeirão da Capivara, Caraí, Minas Gerais.

A mostra tem a curadoria de Tadeu Bandeira e apresenta uma seleção de cem obras executadas nos últimos quarenta anos, pertencentes a instituições públicas e a coleções particulares que sempre distinguiram nessa ceramista o dom de esculpir com maestria. A visitação ocorre na Sala de Exposições Temporárias do CAP, espaço integrante do Circuito Liberdade. A entrada é gratuita.

Sobre o Centro de Arte Popular Cemig

Espaço museológico inaugurado em 2012, destinado a divulgar a riqueza e diversidade da cultura popular mineira. O seu acervo conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas, narrando histórias e crenças de um povo que traz nas mãos um sincretismo cultural próprio.

A instituição, vinculada à Superintendências de Museus e Artes Visuais, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, integra o Circuito Liberdade. Com 800 peças, seu acervo é organizado por materiais, temas e cronologia, podendo o visitante conferir esculturas em madeira e cerâmica, telas, desenhos e teares. Mídias, som e imagem tornam as exposições ainda mais dinâmicas e interativas, ajudando na contextualização dos temas, dando uma dimensão mais ampla e profunda do histórico cultural de cada região.


Serviço:
Exposição "Crônicas de Noemisa - 50 anos de cerâmica

Período de visitação: 4 de agosto a 24 de setembro de 2017
Local: Centro de Arte Popular – Cemig
Rua Gonçalves Dias, 1608 – Lourdes - Belo Horizonte (MG)
Horário: 3ª, 4ª e 6ª - de 10 às 19h | 5ª - de 12h às 21h | Sábados e domingos – de 12h às 19h
Outras informações sobre a exposição: Angelina Gonçalves (31) 3269-1109

Mais informações sobre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC):
Assessoria de Comunicação

(31) 3915 2692 / 2655 / asscom@cultura.mg.gov.br